Ana Simão || A Menina dos Ossos de Cristal [2014]


«Inês é uma menina única, como todas as meninas do mundo. Mas, ao contrário delas, Inês nasceu num corpo muito frágil e os seus ossos partem-se em mil pedaços, como se fossem de cristal.
Inês tem uma doença muito rara, Osteogénese Imperfeita (OI) - mais vulgarmente conhecida como doença dos ossos de vidro - e aos 14 anos o seu pequeno corpo já tinha sofrido mais de 100 fracturas.
A menina cuja história de luta e coragem vamos acompanhar não se deixou vencer pelo medo: nem quando quis dar os primeiros passos e não conseguiu, nem quando todas as crianças corriam e brincavam e ela estava numa cama de hospital, embalando nos seus sonhos Mefibosete, o menino imaginado pelo seu pai.
Da perda da inocência nas mãos de um curandeiro, passando pela enorme luta da família para não a perder, até à licenciatura conquistada a pulso, a vida da Menina dos Ossos de Cristal transforma-se, diante dos nossos olhos, no triunfo da mulher que, contra todas as expectativas, consegue vencer. Como todos aqui aprenderemos, há apenas uma frase rara que nós, como Inês, nunca devemos esquecer: amor é poder.
Um livro que conta com a divulgação e promoção por parte da APOI (Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita) e a Associação Raríssimas»


Ainda estou a tentar assimilar tudo o que li. 
Desconhecia por completo que a «Inês» era do meu distrito, apenas a uns 10KM (nem tanto) da minha Santa Terrinha. Mas foi a sua força, a sua luta que me fez devorar página atrás de página.
Queixa-mo-nos por tão pouco, já repararam? Há pessoas com verdadeiros motivos para se queixarem, para desistir de tudo e fazem-nos ter vergonha de nós mesmos ao lutarem com unhas e dentes, indo contra a corrente e contra todos. 
A «Inês» inspirou-me. Espero que também vos inspire. 

Share This Article:

,

CONVERSATION

4 comentários :

  1. Conheço, pelo mediatismo, outro caso semelhante, o da Mafalda, exatamente com a mesma doença. Vi o programa dela no Alta Definição e fiquei de queixo caído. A nossa vida, por mais problemas que tenha, nunca se comparará à delas e elas tomam tudo com um sorriso na cara, prontas para batalhar. Isto sim, é coragem!

    Giveaway de um colar de 2 camadas com a Born Pretty ♥

    ResponderEliminar