Ideia maluca? Talvez...🎸


Já por aqui falei do meu fascínio pelas guitarras acústicas. Desde muito pequena que pedia uma aos meus pais. A resposta deles era sempre a mesma; depois não sabes tocar e só fazes barulho.
Tanto pedi que desisti, mas sempre que passava pela loja de música ali umas ruas acima, deitava o olho.  A questão é que ontem pela primeira vez na vida mexi numa guitarra acústica e esse desejo secreto voltou a emergir. Sei que não é fácil, que tem muitas voltas a dar aos dedos, decorar os acordes, as notas e o raio que parta. Eu, que nas aulas de música do 5ºano não fazia um cu nem considero que tenha aquele talento natural para a música.
Nunca me aventuraria a comprar uma guitarra e aprender em casa como quase toda a gente faz, corria o risco de deitar dinheiro fora e nunca atinar com aquilo. Então e se eu tivesse umas aulas?
Informei-me dos preços mas não havendo cá muita escolha para comparar não sei se acho o preço caro ou barato.
Alguém para me dar uma ajudinha? 

Share This Article:

CONVERSATION

12 comentários :

  1. Nada se consegue sem esforço, podes não ter muito talento mas com trabalho tudo se consegue!
    Opta por teres pelo menos as aulas, independentemente do preço, pode ser que acabes por adorar e não quereres parar ou não ser aquilo que achavas e perderes esse sentimento!
    Seja como for, é um sonho de criança, achas que a criança que foste ficaria feliz ao ver que não o experimentaste?
    Força nisso, toda a sorte do mundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por estas palavras...eu ontem tive com uma na mão e a sensação dos dedos nas cordas foi arrepiante, à falta de melhor palavra.
      Quem sabe, talvez 2017 seja o ano ;)

      Eliminar
  2. Acho que se é uma coisa pela qual estás apaixonada acho que devias experimentar!
    Beijinhos :)
    dailyvilfe.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu andei na música dez anos (dos 8 aos 18) e foi a melhor coisa que eu podia ter feito. Aprendi órgão, piano, acordeão e guitarra acústica! Agora quero aventurar-me no violino. Ando à procura de um em segunda mão e vou aprender em casa através do youtube. Já sinto saudades de me desafiar e aprender coisas novas :)

    Aqui na escola de música onde eu andei a minha mãe pagava 50€ por duas horas semanais. Mas já saí há seis anos de lá e o meu professor já não me aumentava há anos porque eu era da "casa".

    E um conselho: aprende solfejo primeiro. Vai ser chato para chuchu mas assim que tiveres as bases aprendes tudo o resto com mais facilidade! Até eu sair de lá pelo menos 1 ou 2x por semana tinha aula só de solfejo (ou seja, ler partituras sem tocar). E, claro, nunca desistas. Vai custar ao início mas quando começares a ver frutos vais ganhar muito mais ânimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero mesmo primeiro aprender como deve ser as bases, não acho que em casa consiga aprender sozinha :P Claro que tendo as bases e praticar em casa já é diferente né... Então e como é isso de ler partituras sem tocar? :o
      Estou mesmo a pensar nisso seriamente, acho que seria uma coisa em grande para começar 2017 a realizar um sonho meu de criança :)

      Eliminar
    2. Há quem consiga aprender sozinho em casa. O meu ex-namorado nunca teve aulas de música e no entanto aprendeu a tocar guitarra sozinho. É preciso muita persistência e não desistir, mesmo quando se torna "frustrante". Mas sou sincera... para quem está a começar é sempre melhor uma escola porque tem-se acompanhamento e conseguimos expôr as nossas dúvidas nas aulas presenciais. Mas, de qualquer das formas, aprender um instrumento requer imenso empenho e treino!

      Ler partituras sem tocar é o chamado "solfejo" a.k.a. o terror de qualquer aluno de música que quer é meter as mãos na massa! O meu professor tem o hábito de nos primeiros quinze dias de um novo aluno ensinar única e exclusivamente solfejo. Basicamente aprendemos a ler as notas na escala de sol (a mais habitual) e temos que respeitar os tempos que nos são apresentados (dois, três ou quatro tempos). Isto parece um bicho de sete cabeças mas não é nada demais. É, basicamente, aprender o significado dos vários tipos de nota (breve, semibreve, colcheia, semi colcheia,...), das variadas pausas que existem, dos tempos que cada nota e pausa têem. E conseguir "ler" isso cantando. Sabendo "ler" música consegues ler muito mais facilmente. Já saí da música há seis anos mas ainda consigo ler qualquer pauta e isso reflete que realmente aprendi música. Acho que não me estou a conseguir explicar bem mas não te preocupes que não é nada do outro mundo!

      Espero que avances com este teu sonho e que não desistas dele! Daqui a uns tempos já estás a tocar guitarra. E eu espero também já estar a tocar violino :) Se tiveres mais alguma dúvida podes perguntar à vontade ;) Eu tenho um livro só de guitarra se quiseres tiro foto a algumas páginas para tu teres uma ideia!

      Eliminar
    3. Eu até percebi onde querias chegar ;) As "tablaturas" ou lá como se chama já consigo perceber mais ou menos, mas aqui na zona só há aquelas aulas naquela loja de música. Cada dia da semana é um professor que dá aulas de um instrumento, a guitarra é só à segunda-feira. Sei que tenho de começar pelo início mas espero que não me faça pagar 2 meses de aulas sem mexer numa guitarra ahaha:P Mas já me decidi mesmo e vou com isto para a frente ;)
      Obrigada pela ajuda! E boa sorte com o violino ;)

      Eliminar
  4. Se é mesmo isso que queres força aí minha linda! Acredita em ti acima de tudo!!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  5. Creio que deves apostar nos teus sonhos! Tive aulas de música, com ênfase a 95% em guitarra acústica, e quando a escola fechou e comecei a praticar em casa, senti uma diferença ENORME, mas tenho a certeza de com uma enorme dedicação, teria sido capaz de continuar a tocar. :)
    Esforça-te e não desistas, you can do it!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma coisa como tudo o resto, requer treino e persistência. É um sonho meu tão antigo se calhar quanto eu por isso acho que entusiasmo não me faltaria ^^

      Eliminar