Eder e Susana Torres | Vai Correr Tudo Bem!



«No dia 10 de Julho de 2016,
De Portugal a Timor, milhões de telespectadores vêem e nem acreditam. Numa das mais dramáticas finais de campeonatos europeus, Eder dispara um tiraço monumental de fora da área. É golo, é o golo impossível, o golo por que esperávamos há décadas. Uma bomba, o país explode, é o delírio. E naquele momento nasce um novo herói, chama-se Ederzito, e é um gigante, a correr como louco pelo relvado… A página mais bonita da história do nosso futebol tinha acabado de ser escrita.
O que ninguém viu, porém, foi a história por trás daquele golo enorme. E começa muitos anos antes, quando um menino franzino chega a Portugal, vindo da Guiné Bissau. Irá ser arrancado à mãe, ainda pequeno, andará por lares de acolhimento, assistirá de longe à prisão do pai, condenado por assassínio. Mas isso é só o início. Porque a vida nunca se cansará de lhe lançar barreiras pelo caminho…
O que ninguém viu, também, foi o dia que marcou para sempre o destino de Eder, o dia em que conheceu Susana Torres. Porque Susana é coach de alta performance e ensinou ao jogador tudo o que sabia. Trabalhou com ele quase diariamente. Muniu-o de diferentes técnicas, ensinou-o a estar focado nos objetivos, a criar novos hábitos, a motivar-se. E despertou nele o imenso poder de sonhar»


Eder levou a Selecção Portuguesa além do sonho! Devo dizer que o meu pequeno mundo futebolístico gira em torno da Selecção e do Benfica; nos últimos anos mais do Benfica, confesso. 
Em 2004 vibrei com o Euro, chorei, ri, e sei lá mais o quê..desde então foi como se a nossa Selecção perdesse o ritmo e eu perdi o interesse. Em 2016, a final foi o único jogo que consegui ver na integra. Antes desse dia eu nem sabia da existência de um Eder. Talvez, como muitas outras pessoas. Mas o que também não se conhecia era a história dele, e depois de ler o que li?? Só posso dizer que não havia pessoa que merecesse tanto aquele golo decisivo; aquela Taça!   
Apesar de ser um livro a que muitas pessoas torcem o nariz, devo dizer que gostei do que li. Além de ser uma leitura super fácil  até nos deixa a pensar em certas coisas. 

Share This Article:

,

CONVERSATION

6 comentários :

  1. Olha que fiquei com curiosidade de o ler, não morasses tão longe e até que to pedia emprestado :p

    ResponderEliminar
  2. Tenho bastante curiosidade em relação a este livro!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não conhecia mas fiquei bastante curiosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei de o conhecer melhor, é um livro que se lê muito bem mesmo.

      Eliminar